Abandonar as velhas roupas usadas


Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.


Fernado Pessoa

Programa Mais Educação


Mais Fotos clique aqui

Eleições para Dirigente Escolar

      A democracia consiste na participação de todos. No âmbito escolar esta participação implica em envolver-se no processo educativo, objetivando uma escola segura, com ambiente apropriado para a qualidade da educação, onde atuem profissionais capacitados e imbuídos do desejo de formar cidadãos conscientes e capazes de transformar a sociedade.
     Movida por esse sentimento de participação, a comunidade da Escola Ridalva compareceu em massa para a eleição de dirigentes escolares que ocorreu no último dia 09 de dezembro de 2011. O percentual de votos “SIM” na chapa concorrente ao pleito mostrou a satisfação de todos com o trabalho que vem sendo realizado.
   A atual direção nas pessoas de Zene, Iracema e Ednar agradecem o apoio de toda comunidade escolar!

Projetos de Aprendizagem


Ao longo do ano letivo, alguns Projetos de Aprendizagem são desenvolvidos na instituição, são eles:

·         Projeto Semana da Criança

És um projeto que visa homenagear a criança, promovendo durante a semana da criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativa, estimulando sua autoestima, evidenciando seus direitos e deveres, bem como desenvolvendo o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.

·         Projeto Meio Ambiente / Desfile da Primavera

O projeto sobre meio ambiente visa muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem, utilização dos recursos naturais e datas comemorativas, propõe fundamentalmente trabalhar situações que possibilitem à comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Objetiva ainda estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável.

·         Resgate Folclórico

É um projeto que busca fazer um resgate cultural numa visão crítica e globalizada sobre a temática, resgatando dessa forma valores culturais da comunidade, bem como das manifestações da cultura brasileira. Visa ainda ampliar o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas, favorecer a integração do grupo, desenvolver a expressão artística e corporal e ainda, estimular o hábito da pesquisa.

·         Olimpíadas da Ridalva

Projeto de cunho esportivo e educacional. Atende nas modalidades handebol, vôlei, baleado misto, futsal masculino e feminino, no horário das aulas da disciplina de Educação Física, com turmas definidas por idade e por modalidade, funcionando na quadra da comunidade. Atende aos alunos da escola com idade acima de 10 anos, regularmente matriculados e frequentes. Este projeto engloba uma olimpíada associada às atividades específicas da disciplina de Educação Física.

·         Plantão Pedagógico de Atendimento aos Pais

Instituído com o objetivo de analisar e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem, contando com a participação do coordenador, dos professores, direção e pais. Nesses plantões, pais ou responsáveis terão a oportunidade de dialogar com os professores, buscando acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. Nesses momentos, os professores ficam de plantão, recebendo os pais e dialogando a respeito do processo ensino-aprendizagem e do progresso dos educandos.

·         Projeto de Leitura

Este projeto tem por objetivo envolver todos os professores das diversas áreas do conhecimento, imbuídos da responsabilidade, da importância da leitura como meio eficaz para o bom desenvolvimento dos estudos. Durante todo o ano letivo, acontece roda de leitura, contação de historias, reconto e dramatizações. Essas são algumas das atividades pedagógicas desenvolvidas semanalmente pelas agentes de leitura, bem como pelos professores distribuídos por turmas.

·         Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
       Projeto Saúde em Foco

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)- Sáude em Foco é uma das ações do programa Saúde na Escola, que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção a saúde. A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução de infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência, na população de 10 à 24 anos.

A Escola

A Escola Municipal Professora Ridalva Corrêa de Melo Figueiredo situada à Avenida Jequié, n° 872, Bairro Ibirapuera, pensada e reivindicada pela comunidade do referido bairro e circunvizinhos foi inaugurada em 26 de novembro de 1992, com oito salas de aulas, sala de professores, área coberta para recreação, uma sala para depósito de alimentação escolar, uma cantina, um auditório, três conjuntos de sanitários, uma sala de multimeios e uma sala de leitura.
Ao denominar esta instituição de ensino Professora Ridalva Corrêa de Melo Figueiredo, a Prefeitura Municipal homenageia uma professora conquistense que durante uma fase da sua vida prestou relevante trabalho à educação no município.
A escola oferece à comunidade escolar localizada nos bairros Ibirapuera, Aparecida, Bruno Bacelar, bem como a comunidades localizadas na Zona Rural (Batalha, Francisco Chagas, Boa Vista, Fazenda Arame, Gameleira, Pedra Branca, Lagoa do Arroz, Projeto Casulo, Tabua, Ribeirão) e seus arredores as seguintes modalidades de ensino:

                                  1- ENSINO FUNDAMENTAL – Anos Iniciais
Ano
Turno
1° ano
Vespertino
2° ano
Vespertino
3° ano
Vespertino
4° ano
Vespertino
5° ano
Vespertino
6° ano
Vespertino

                        
                     2 – ENSINO FUNDAMENTAL – Anos Finais
Ano
Turno
6° ano
Matutino
7° ano
Matutino
8° ano
Matutino
9° ano
Matutino


Corpo Docente

FORMAÇÃO
PROFESSOR(A)
Biologia
José Robson da Silva
Ciências
Ane Geysa da Silva Vaz
Gilberto Coêlho Soares
Artes
Ana Valéria Costa Andrade
Educação Física
Fabrício Luz Lourenço
Geografia
Cláudia Maria Silva Ferraz
Elisângela de Sá Andrade
Jennifer Pereira Santos (em curso)
Josefina Rocha Oliveira
História
Larissa dos Santos C. Borges
Laudeci Rodrigues da Silva
Lincoln Alves de Oliveira
Letras
Ivanice de Oliveira Couto
Janete Barbosa Chagas
Mychel Santana Santos
Neuraci dos Santos Alves
Renata Leite Araújo
Tayane Moraes Vieira
Matemática
Iracema Dulcinéia Amaral Almeida
Maria Nilza Fernandes
Mauro Dutra dos Santos
Ueslei Barbosa Lima
Pedagogia
Carolina Vilas Boas Cardoso
Joelma Rangel Pires
Lucília Santos Silva
Mara Cristiane O. Vieira de Amorim
Maria Aparecida Teixeira Lima
Maria Astrízia Costa Moreira (em curso)
Tatiany Patrícia P. de Sá
Thais Lima e Silva (em curso)

Quadro de Funcionários

NOME
FUNÇÃO
Almerindo da Silva Santos
Vigilante
Carla Silva Novais
Aux. de Secretaria
Elena Mendonça Silva
Aux. de disciplina
Gildene Amaral Campos
Aux. de Secretaria
Josefa Maria de Carvalho
Aux. Serviços Gerais
Laudimar Santos Nascimento
Aux. de disciplina
Lays de Jesus Ribeiro
Agente de Leitura
Maria Celeste Teixeira Lima
Secretária Escolar
Maria da Conceição de Sena Silva
Aux. de Cozinha
Maria da Glória Oliveira Porto
Agente de Leitura
Maria Ione Teixeira Santos
Aux. de Cozinha
Maria Rosa Teixeira Santos
Aux. Serviços Gerais
Maria Vitória de Jesus Barbosa
Merendeira
Marilene Dutra dos Santos Brito
Agente de Leitura
Marilene Silva de Avelar
Coord. do Projeto Mais Educação
Marlene Libarino Brito
Aux. de Serviços Gerais
Mírian Amaral Campos
Aux. de Serviços Gerais
Noelza Santos Almeida
Aux. Serviços Gerais
Paulo Almeida Rocha
Vigilante
Rosângela Almeida Novaes
Aux. de Serviços Gerais
Vera Lúcia Ventura de Oliveira
Merendeira