Projetos de Aprendizagem


Ao longo do ano letivo, alguns Projetos de Aprendizagem são desenvolvidos na instituição, são eles:

·         Projeto Semana da Criança

És um projeto que visa homenagear a criança, promovendo durante a semana da criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativa, estimulando sua autoestima, evidenciando seus direitos e deveres, bem como desenvolvendo o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.

·         Projeto Meio Ambiente / Desfile da Primavera

O projeto sobre meio ambiente visa muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem, utilização dos recursos naturais e datas comemorativas, propõe fundamentalmente trabalhar situações que possibilitem à comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Objetiva ainda estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável.

·         Resgate Folclórico

É um projeto que busca fazer um resgate cultural numa visão crítica e globalizada sobre a temática, resgatando dessa forma valores culturais da comunidade, bem como das manifestações da cultura brasileira. Visa ainda ampliar o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas, favorecer a integração do grupo, desenvolver a expressão artística e corporal e ainda, estimular o hábito da pesquisa.

·         Olimpíadas da Ridalva

Projeto de cunho esportivo e educacional. Atende nas modalidades handebol, vôlei, baleado misto, futsal masculino e feminino, no horário das aulas da disciplina de Educação Física, com turmas definidas por idade e por modalidade, funcionando na quadra da comunidade. Atende aos alunos da escola com idade acima de 10 anos, regularmente matriculados e frequentes. Este projeto engloba uma olimpíada associada às atividades específicas da disciplina de Educação Física.

·         Plantão Pedagógico de Atendimento aos Pais

Instituído com o objetivo de analisar e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem, contando com a participação do coordenador, dos professores, direção e pais. Nesses plantões, pais ou responsáveis terão a oportunidade de dialogar com os professores, buscando acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. Nesses momentos, os professores ficam de plantão, recebendo os pais e dialogando a respeito do processo ensino-aprendizagem e do progresso dos educandos.

·         Projeto de Leitura

Este projeto tem por objetivo envolver todos os professores das diversas áreas do conhecimento, imbuídos da responsabilidade, da importância da leitura como meio eficaz para o bom desenvolvimento dos estudos. Durante todo o ano letivo, acontece roda de leitura, contação de historias, reconto e dramatizações. Essas são algumas das atividades pedagógicas desenvolvidas semanalmente pelas agentes de leitura, bem como pelos professores distribuídos por turmas.

·         Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
       Projeto Saúde em Foco

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)- Sáude em Foco é uma das ações do programa Saúde na Escola, que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção a saúde. A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução de infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência, na população de 10 à 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário