Dia 18 de Abril

No dia 18 de abril de 1882, nasce em Taubaté (SP) José Renato Monteiro Lobato, filho de José Bento Marcondes e Olympia Monteiro Lobato.
Desde garoto, Monteiro Lobato mostrava que era diferente das outras crianças. Gostava de observar a vida do campo, ouvir histórias e ler livros. Quando menino passava horas na biblioteca do seu avô, Visconde de Tremembé. A leitura era mesmo uma de suas atividades favoritas. Lobato aprendeu a ler e a escrever aos 5 anos de idade. Sua mãe foi sua primeira professora e ensinou a ele a base da língua portuguesa. Depois, continuou os estudos com um professor particular e só aos 7 anos foi para o colégio.
Mas, apesar da tranquilidade, o escritor mostrava que tinha personalidade forte e sabia lutar pelo que queria. Em 1893, aos 11 anos, decidiu mudar o seu nome para José Bento, só para usar a bengala do pai que trazia a sigla JBML.
Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1904. Foi promotor público de Taubaté, adido comercial, jornalista, editor, escritor, mas foi como autor infantil que ganhou mais destaque.

Sítio do Picapau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro.
A obra tem atravessado gerações e é uma das mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira. O primeiro livro da série foi publicado em dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário